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Dicas

Como se prepara para receber hóspedes?

Cada vez mais Portugal tem-se tornado um destino popular entre diversas nacionalidades e culturas. As fantásticas paisagens, povo acolhedor, cidade vibrante, custo de vida abaixo da média europeia, são alguns dos fatores que colocaram o nosso país no foco do turismo internacional. Segundo dados publicados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística), Portugal recebeu 12,76 milhões de turistas em 2018. Isto significa que nós, anfitriões de primeira classe, temos de nos preparar para receber esta quantidade crescente de culturas nas nossas propriedades. Estar preparado para superar barreiras linguísticas e culturais é essencial para uma boa experiência, tanto dos hóspedes quanto dos anfitriões.  

 

Outros dados do INE mostram que 20,9% do total das dormidas de não residentes foram ocupadas por britânicos em 2017. Em seguida vêm os espanhóis, com 1,9 milhões visitantes neste mesmo ano. Os franceses e italianos ocupam respectivamente o terceiro e quarto lugar no ranking de estrangeiros que visitam Portugal. Conseguimos perceber que as quatro nacionalidades que mais visitam o nosso país, cada uma delas fala um idioma diferente. Este facto serve para exemplificar o quão plural  são os turistas em Portugal. 

É essencial ter uma mente aberta e aceitar, ou melhor, abraçar o diferente para uma melhor receção do hóspede na sua propriedade. Assuma uma postura curiosa e respeitadora. Faça o hóspede sentir-se importante e mostre-se interessado em entender a sua cultura e costumes. Evite comentários preconceituosos e estereotipados, seja qual for a situação. 

 

Uma outra barreira que os proprietários enfrentam é a linguística. Portugal atualmente é visitado por diversas nacionalidades, no entanto, o Inglês é a língua mais utilizada para comunicar. Ter um bom domínio da língua inglesa é crucial para uma comunicação mais assertiva entre pessoas de países diferentes, sendo também uma mais valia dominar outras línguas, tais como o francês, o espanhol, o italiano ou o alemão. No entanto nem sempre estamos preparados, pelo que a ajuda tecnológica e a comunicação não verbal entram em cena. Um exemplo de uma ferramenta muito popular é o Google Tradutor. Existem também outras aplicações como o iTranslate, que traduz em tempo real frases em diversos idiomas que pode facilitar bastante a comunicação. Para além destas ferramentas, um sorriso no rosto e uma abordagem amigável torna a primeira impressão mais empática e quebra qualquer tipo de barreira. É crucial falar com um sorriso. Imagens e ícones também podem ajudar a percepção e a compreensão das regras da casa ou de informações importantes.

 

O momento da receção dos hospedes tem também um papel muito importante para uma boa estadia na propriedade. A primeira impressão pode amenizar a ansiedade e ajudar o viajante cansado, a sentir como se estivesse a chegar a casa. Disponibilizar guias da cidade, um cabaz ou alguns souvenirs personalizados, seja uma garrafa de vinho ou até mesmo música ambiente são mimos que garantem, além de toda uma experiência positiva, aquele review 5 estrelas tão desejada.

ESPECIALISTAS EM HOSPITALIDADE

Receber pessoas e fazê-las se sentir em casa é uma das nossas especialidades. Nós gerimos sua propriedade para que os hóspedes possam ter a melhor experiência possível, e que o proprietário não se preocupe com nada, e com uma alta rentabilidade. 

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