Nos últimos anos muito portugueses descobriram a oportunidade de fazer dinheiro com as suas propriedades, ao arrendá-las por estadias de curta ou média duração. Uma opção que se tornou cada vez mais rentável com a popularização de Portugal como destino turístico e de imigração. Mas hospedar não é tão fácil quanto parece, envolve inúmeras tarefas e organização que não passam pela cabeça das pessoas quando entram neste negócio.
Segundo dados do Turismo de Portugal, todos os dias desde o início deste ano, há uma média de 7 proprietários a desistir do alojamento local devido a questões relacionadas com a disponibilidade, stress, estragos por parte dos hóspedes, reclamações e outras “chatices” que este negócio envolve. Para além destas situações, é de destacar outro factor crucial na relação anfitrião x hóspede, as reviews.
Inspirados na crónica de Carlos Torres para a coluna Bastidores da Revista Sábado, resolvemos aprofundar mais sobre o tema e apresentar alguns dos pontos negativos de gerir imóveis e receber pessoas, porque nem tudo é tarefa fácil.