- Invista num bom isolamento
Existem diversas formas de isolamento, sendo que esta prática garante uma melhor eficiência energética e menos custos. Para os dias frios, evite usar ar condicionado ou outros equipamentos para aquecer a casa. Para isso, além de fechar as janelas, evite que o frio entre vedando as janelas com massas próprias, instalando vidros duplos, toldos, persianas ou outros recursos. Uma forma simples de isolar termicamente um ambiente são as cortinas, as quais ajudam a isolar uma sala, bloqueando as correntes de ar e retendo o calor no inverno. Também ajudam a proteger a sala do sol no verão, o que a manterá mais fresca. De acordo com energy.gov: “Os estudos demonstram que as cortinas de cores médias com suportes de plástico branco podem reduzir o calor em 33%.” Isso traduz-se na redução de algum dinheiro na despesa que tem com o ar-condicionado. Outra forma de isolamento são os jardins verticais, as plantas auxiliam na umidificação do ambiente e ainda evitam que o calor que entra pelas paredes passe completamente para o interior da casa. Isso ajuda a deixá-la mais fresca nos dias quentes de verão.
- Mude as lâmpadas de seu apartamento
Uma das primeiras mudanças que pode fazer na sua propriedade é mudar as lâmpadas. Muitas pessoas acabam por optar e comprar as opções mais baratas mas esquecem-se do fator eficiência. A lâmpada de LED é sem dúvidas a melhor opção em relação aos demais modelos de lâmpadas, como por exemplo as lâmpadas fluorescentes, halógenas e incandescentes, pois além de ter um consumo de energia relativamente menor, possui maior vida útil, eficiência entre outras vantagens.
A separação de lixo já é adotada em boa parte das casas hoje em dia, inclua também este hábito para a casa de férias dos seus futuros hóspedes. Coloque placas de sinalização para auxiliar a identificação dos caixotes de lixo.
- Economize água, utilize redutores de caudal
Outra forma simples de tornar a sua casa mais sustentável, e além disso economizar nas despesas ao final do mês é a utilização de redutores de caudal. Este pequeno acessório que costuma ser aplicado nos chuveiros, torneiras e outros equipamentos hidráulicos tem como objetivo diminuir o fluxo de água, mas sem perder a pressão.
- “Eduque” os seus hóspedes
A necessidade de cuidar do nosso planeta e a importância de reduzir o nosso impacto ambiental já não é novidade, mas muitas pessoas ainda não se dispuseram a mudar os seus hábitos. Todas as dicas acima mencionadas não possuem o mesmo efeito se os hóspedes não forem alertados para tal. Aposte em instruções claras, guias de utilização, sinalização e regras.