I. Disponibilidade
Um Alojamento Local exige uma disponibilidade 24/7, a qual é difícil conciliar com um emprego, período de férias ou um fim-de-semana prolongado.
É importante estar sempre disponível e resolver rapidamente os problemas que surjam no momento de forma a evitar comentários menos positivos, prejudicando a captação de futuras reservas.
II. Parceiros
Uma empresa de Alojamento Local tem parcerias realizadas com diversas entidades e contactos importantes que permitem facilitar uma série de relações, tais como resolver um problema num apartamento de forma célere. Exemplo: recuperar uma chave que tenha ficado dentro do apartamento, necessidade de reparar um esquentador ou um ar condicionado.
III. Serviços
A escolha de uma empresa é uma vantagem estratégica pois permite disponibilizar aos hóspedes serviços associados ao Alojamento Local tais como serviço de pequeno-almoço, sushi man em casa, serviço de transfer ou tours privados. Ter a possibilidade de aceder a pedidos dos seus hóspedes que possam não ser comuns é sinal de que tem um serviço que destaca o seu Alojamento dos demais. Face à concorrência extistente actualmente, é crucial ter serviços associados que permitam criar não só uma excelente estadia mas toda uma experiência.